AS ORIGENS DA GOODYEAR

Com liderança tecnológica, produtos de ponta e uma equipe dedicada a identificar as necessidades que surgem com a evolução do mercado, a Goodyear avança rumo ao futuro.

GOODYEAR NO MUNDO

Goodyear no Mundo

Foi o norte-americano Charles Goodyear que descobriu e registrou, em 1841, o processo de vulcanização da borracha, dando início a uma nova era na utilização do material. Homenageando o inventor, em 1898, o empresário Frank Seiberling fundou a The Goodyear Tire & Rubber Company, na cidade de Akron, em Ohio, no Meio-Oeste americano.

Com a ajuda do projetista de pneus Paul Litchfield, Seiberling levou a empresa à liderança e em 1917 a Goodyear já era o maior fabricante de pneus do mundo.

Na primeira década do século 20 a indústria automobilística norte-americana crescia exponencialmente e a Goodyear também. O slogan da época, "Mais gente roda com pneus Goodyear", aplicava-se perfeitamente ao cenário: em 1905 circulavam 78 mil carros no país; três anos depois esse número subiu para 198 mil.

Depois de iniciar a fabricação de pneus de avião em 1909, a Goodyear expandiu suas atividades na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914, passando a fabricar itens como os dirigíveis, utilizados para observação nas manobras militares.

Ao fim da guerra, em 1918, a empresa começou a vislumbrar as enormes possibilidades de expansão internacional. Assim o Brasil entrava no horizonte da Goodyear.

Goodyear no Mundo Goodyear no Mundo Goodyear no Mundo Goodyear no Mundo