MANUTENÇÃO

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RODÍZIO - COMO DEVE SER FEITO?

O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência, proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Quando fazer? O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km, ou antes, se você perceber um desgaste irregular nos pneus. Procure então um revendedor Goodyear para orientá-lo.

O QUE É ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO?

Balanceamento

Balanceamento

É o equilíbrio do conjunto pneu/roda, através de contra-pesos. O desbalanceamento provoca vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção dos pneus.

Quando fazer o balanceamento?

Quando fazer o balanceamento?

  • - A cada 5.000 km;
  • - A cada troca de pneus;
  • - Por ocasião do rodízio;
  • - Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem;
  • - Após ter efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar.

Nota: o balanceamento das rodas traseiras é tão importante para o seu veículo, como o das rodas dianteiras.

Consertos e reparos de Pneus

CONSERTOS E REPAROS DE PNEUS

Toda vez que você tiver um pneu danificado, quer dizer, furado, não fique nervoso, procure sempre efetuar o conserto em um profissional de sua confiança, que se utilize de materiais de boa qualidade e que trate o seu pneu com cuidado, principalmente na hora de montá-lo na roda. Nunca rode com o pneu furado! Se isso acontecer, provavelmente você perderá o seu pneu, pois ele não terá mais conserto. Os consertos deverão ser limitados à área da banda de rodagem. Nunca conserte pneus gastos além do índice de desgaste que é de 1.6mm de desenho da banda de rodagem, nem tente o conserto de um pneu que apresente um furo, quer dizer, um "rombo", maior que 6.5mm.

Furos provocados por pregos ou mesmo cortes na banda, deverão ser consertados do lado interno da mesma. Existem normas técnicas específicas para consertos e reparos em pneus. O conserto de pneus radiais deverá ser sempre feito a frio ("macarrão" ou manchão a frio) e em pneus de automóveis especificadamente, somente poderá ser feito na região da banda de rodagem. Nunca se deve aplicar consertos nas regiões que vão desde o ombro até o talão (ou seja, no costado dos pneus). Pneus de passeio com índice de velocidade até T (190 km/h), só poderão ter consertos feitos em furos ou cortes que tenham no máximo 6 mm (medidos pelo lado interno do pneu) não tendo limitação quanto ao número de consertos, desde que os mesmos não se sobreponham. Já para pneus com índice de velocidade superior a 210 km/h (H, V, W, Z), a quantidade máxima de consertos permitida é apenas 1.

Para pneus de camionete radial o tamanho máximo de conseto permitido é de 10 mm.
Consertos em pneus de caminhão e de uso agrícola, deverão seguir as normas do manual técnico de reparos.

QUANDO DEVO TROCAR MEUS PNEUS?

Não espere o seu pneu ficar careca. Você pode ter muitos problemas com isso. Sua segurança, assim como a de sua família, estão em jogo, lembre-se disso sempre!

Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida. As consequências podem ser:

  • - Maior risco de estouro do pneu;
  • - Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem;
  • - Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas;
  • - O veículo solicita um maior espaço para executar uma frenagem segura;
  • - Além de ser "barrado" pela polícia!!!!

Ah, agora você está se perguntando: e como eu sei disso? Fique tranquilo, você não vai precisar andar com um medidor de profundidade de sulco no bolso! A Goodyear tomou o cuidado de dotar os pneus, com indicadores de desgaste. Eles estão sempre no alto do costado, indicados por um triângulo ou pela expressão TWI (aparecem de 4 a 8 vezes em toda volta do pneu). Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1.6mm que indicará o momento exato da troca dos pneus. Não despreze estes sinais: lembre-se da sua segurança!

  • CÂMARA
  • ARMAZENAGEM
  • TROCA
  • LIMPEZA
  • Câmara
  • Armazenagem
  • Troca
  • Limpeza

QUANDO DEVO TROCAR MEUS PNEUS?

Não espere o seu pneu ficar careca. Você pode ter muitos problemas com isso. Sua segurança, assim como a de sua família, estão em jogo, lembre-se disso sempre!

Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida. As consequências podem ser:

  • - Maior risco de estouro do pneu;
  • - Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem;
  • - Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas;
  • - O veículo solicita um maior espaço para executar uma frenagem segura;
  • - Além de ser "barrado" pela polícia!!!!

Ah, agora você está se perguntando: e como eu sei disso? Fique tranquilo, você não vai precisar andar com um medidor de profundidade de sulco no bolso! A Goodyear tomou o cuidado de dotar os pneus, com indicadores de desgaste. Eles estão sempre no alto do costado, indicados por um triângulo ou pela expressão TWI (aparecem de 4 a 8 vezes em toda volta do pneu). Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1.6mm que indicará o momento exato da troca dos pneus. Não despreze estes sinais: lembre-se da sua segurança!