Quando deve ser feita a calibragem do pneu?

Goodyear Quando deve ser feita a calibragem do pneu?

Publicado:

Pneus bem calibrados são essenciais para o melhor desempenho do veículo, assim como para assegurar a segurança de todos os passageiros. Mas você sabe de quanto em quanto tempo a calibragem dos pneus deve ser feita? Essa é uma dúvida bem comum que vamos esclarecer aqui. Confira!

Qual a importância de calibrar os pneus frequentemente?

Entre os principais motivos para calibrar os pneus do seu carro frequentemente, é que, quando os pneus estão com a pressão abaixo do indicado pelo fabricante, eles podem ter sua vida útil reduzida quase pela metade.

Além disso, a pressão inadequada, abaixo do recomendado, faz com que os pneus sofram maiores danos com impactos, tornando-os suscetíveis a aquaplanagem, correndo o risco de acidentes, como capotamentos.

Contudo, é fundamental que os pneus sejam calibrados corretamente seguindo as recomendações do fabricante, visto que, quando muito cheios, os pneus perdem a aderência ao solo e a estabilidade em curvas, aumentando a distância da frenagem, acarretando em possíveis acidentes.

Entre os principais problemas causados pela pressão incorreta dos pneus estão:

  • perda de aderência com o solo;
  • risco de detalonamento (quando o pneu desencaixa da roda);
  • deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem;
  • instabilidade;
  • maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível;
  • emissão de maiores quantidades de CO2.

Quando fazer a calibragem dos pneus?

O ideal é fazer a calibragem dos pneus semanalmente, sempre com os pneus frios, ou seja, tendo rodado até 2 km com o carro (preferencialmente pela manhã em um posto de combustível perto da sua casa). Calibrar com os pneus frios garante partículas de ar mais estáveis dentro dos pneus e uma calibragem mais eficaz e duradoura.

Se você utiliza muito seu carro – como motoristas de aplicativos de carona compartilhada, por exemplo –, o recomendável é que a calibragem seja feita semanalmente. Mas caso você perceba que seus pneus estão esvaziando muito rápido e precisam ser calibrados antes do período, é recomendável fazer uma revisão e verificar se outros itens podem estar prejudicando seu veículo e necessitam de manutenção, como pregos e outros materiais presos que podem ter feito furos no pneu, sendo necessário fazer remendos no pneu ou até mesmo a troca do pneu.

Agora se você utiliza muito pouco seu carro, os pneus podem ser calibrados uma vez ao mês. Sempre antes de viajar é importante fazer a calibragem dos pneus, lembrando que com o peso extra das bagagens vale calibrar com a pressão para veículos cheio de acordo com o indicado pelo fabricante.

Para os pneus estepe, considere adicionar uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

Como calibrar os pneus no posto?

A pressão correta dos pneus é tão importante quanto a frequência da calibragem. Por isso, siga as recomendações do fabricante do seu veículo, que tendem a estar especificadas no manual do proprietário.

É importante também prestar atenção sobre a pressão adequada ao uso do veículo em estradas, que é diferente da pressão ideal para o dia a dia na cidade. Isso vale tanto para carros leves quanto para pesados.

Como já falamos, é fundamental que a calibragem seja feita com os pneus frios. Para fazer a calibragem dos pneus em postos de combustíveis, basta:

  • digitar o número no visor do calibrador e acioná-lo;
  • retirar a tampa da válvula do pneu;
  • apertar a trava na ponta do calibrador (quando existir);
  • encaixar a mangueirinha na válvula;
  • aguardar o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
  • voltar com a tampa da válvula.

Onde está indicada a pressão correta dos pneus

A calibragem recomendada pela montadora está indicada no manual do proprietário e, em alguns casos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na porta do condutor.

E aí, já está na hora de trocar os pneus do seu carro? A Goodyear se apoia na sua longa experiência e consolidação como um dos fabricantes de pneus mais reconhecidos do mundo devido à alta qualidade dos seus produtos. Líderes na inovação, apostamos no desenvolvimento e tecnologias de ponta.

Desde a nossa criação, mantemos o compromisso de garantir as necessidades dos clientes, oferecendo segurança e durabilidade. Acesse nosso site e encontre o modelo de pneu certo para o seu carro em uma loja perto de você.

 

Fontes: UOL, UsadosBR