Preparação para conduzir em condições meteorológicas molhadas

Antes de sair, verifique a condição de seu veículo e pneus.

  • Os pneus podem ser um recurso de segurança subestimado em seu veículo. Eles devem ter a suficiente profundidad na banda de rodagem para evacuar a água entre a superfície da estrada e do pneu. Se seus pneus atuais são desgastados em qualquer lugar perto das barras de desgaste (3/32 ou 4/32 milímetros de uma polegada), é hora de pensar sobre a substituição de seus pneus.

  • Quando a pressão do pneu é demasiado baixa, assim como demasiado elevada, pode causar uma diminuição na tração, desgaste prematuro da banda de rodagem ou falhas do pneu. Você deve verificar a pressão do seu pneu periòdicamente (pelo menos uma vez por mês), para certificar-se que estão inflados corretamente.

.

  • A visibilidade externa é decisiva para a condução segura. Você deve igualmente ter seus limpadores de pára-brisa verific para determinar se têm sinais do envelhecimento e do desgaste. Se deixarem marcas no pára-brisas, é hora de mudá-las.

  • É claro, ser visto é tão importante quanto você vê. Ligue todas as luzes em seu veículo para se certificar de que eles estão funcionando bem. Em climas úmidos, Use o sistema de faróis completo e não apenas as luzes de funcionamento diurno. Quando somente as luzes do dia forem usadas, as lanternas traseiras não ativarão e, em solos molhados, o rocio na estrada que respinga pode esconder o seu veículo de vista, aumentando as possibilidades de ser atingido por trás. Além disso, o sistema de farol dianteiro vai fazer você mais visível para o tráfego se aproximando em estradas molhadas.

Dicas para a Condução em Tempo Úmido

Quando você sair, mantenha estas dicas em mente.

  • Se as janelas do seu carro estiverem embaçadas, use o ar condicionado para desumidificar o ar dentro do veículo. Se você não tem um sistema de condicionamento de ar, abra ligeiramente a janela traseira de modo que o ar circule.

  • É fundamental que você vá mais devagar em estradas molhadas. Quando um motorista dirige a superfície de uma estrada molhada, ele tem menos aderência em comparação com a superfície de uma estrada seca. Além disso, as distâncias de frenagem podem dobrar e a capacidade de esquivar de um obstáculo pode ser reduzida.

  • Mantenha uma distância maior do veículo na parte dianteira como as distâncias de frenagem podem ser mais elevadas em estradas molhadas. Se você ficar a uma distância segura, você também vai evitar o spray de água do veículo à frente, o que lhe dá uma melhor visibilidade.

  • A técnica de visão é essencial para uma condução segura. Você deve olhar para a estrada e sempre prestar atenção para onde você está indo.

  • A direção errática ou precipitada pode causar uma perda de controle do veículo, especialmente em estradas escorregadias na chuva. Se você dirigir nessas condições, mova o volante suavemente.