Recorrido Largo en Auto: Lista de Verificación de Viajes

Expandir Tudo Minimizar tudo

Planejamento para uma viagem longa: Preparando o meu veícul

Verifique:

  • A pressão de ar dos pneus. Uma condução suave e uniforme começa com os seus pneus. Verifique a pressão de ar dos pneus antes da sua viagem e, pelo menos, uma vez por mês. OBSERVAÇÃO: Os pneus devem ser calibrados em estado frio de acordo com as recomendações do fabricante do veículo impressas na etiqueta da porta do veículo ou no manual do proprietário do seu veículo, e NÃO o limite máximo impresso em um costado de pneu.1

  • Filtro de ar. A substituição de um filtro de ar obstruído pode melhorar o consumo de combustível, o que se converte em economia real na hora de abastecer.

  • Velas de ignição. Velas de ignição gastas ou sujas podem causar falhas de ignição, o que desperdiça combustível. A substituição dessa peça de acordo com o manual do proprietário do seu veículo pode levar a um melhor desempenho do veículo. 

  • Tampa do tanque de combustível. Tampas de tanque de combustível ausentes, danificadas ou frouxas causam o desperdício de combustível. 

1 "Be Tire Smart," Rubber Manufacturer's Association

Dicas de condução em pista molhada: Cuidados com os pneus em condições meteorológicas

  • Pneus devem ter profundidade de sulco suficiente para evacuar a água que permanece entre a superfície da pista e seu pneu. Se os seus pneus atuais estão gastos em qualquer lugar próximo às barras de desgaste (TWI - 2,5 mm ou 3,0 mm), está na hora de considerar trocar seus pneus.

  • Pressões de pneus muito baixas ou muito altas podem levar à redução de tração, desgaste prematuro da banda de rodagem ou danos aos pneus. Verifique a pressão dos pneus regularmente (pelo menos uma vez por mês) para certificar-se de que estão devidamente calibrados.

  • Evite movimentos súbitos do veículo; acelere suavemente, gire o volante gradualmente, e pise repetidamente nos freios ao parar. Estas são maneiras de ajudar a manter a tração eficaz dos pneus. 2

  • Se você derrapar e o carro possuir um sistema de frenagem anti-travamento (Anti-lock Braking System, ABS), aplique pressão constante nos freios e gire o volante na direção da derrapagem. Não pise repetidamente nos frios neste cenário. 2

  • Ser capaz de ver a estrada em condições de chuva é essencial para uma experiência de condução mais segura. O limpa-vidros do seu veículo também deve ser inspecionado quanto ao envelhecimento e o desgaste. Se eles deixarem manchas no para-brisa, está na hora de trocar.

  • Também é importante certificar-se de que seu veículo pode ser visto em condições de chuva. Ligue os faróis e lanternas e verifique se eles estão funcionando.

  • As primeiras gotas de chuva deixam a pista escorregadia, uma vez que a lama e óleo nas pistas secas se combinam com a água para formar uma camada bastante escorregadia. Pode ser que você perda o controle do veículo, portanto, tenha cuidado principalmente nos primeiros 30 minutos após o início da chuva.

  • Durante condições de chuva, dirija devagar, especialmente em chuvas repentinas. Além disso, também tenha em mente que as distâncias de parada serão mais longas.


2 "Tire Safety," Rubber Manufacturers Association